
FASES

O Movimento Black teve o seu início em meados dos anos 60 no Rio de Janeiro. A particpação mais efetiva de Don Filó teve início a partir dos anos 70 como um dos mais importantes ativistas da cena black nacional e internacional. Destacamos as seguintes fases do processo.

1972
NOITES
DO
SHAFT
1974
SOUL
GRAND
PRIX
1976
ÁPICE DO MOVIMENTO
SOUL
1978
FIM
DO CICLO
SOUL
Em 1972, um grupo de jovens se reúnem e desenvolvem atividades culturais voltadas para a jovem comunidade negra, a partir do Departamento Cultural do Renascença Clube, no Rio de Janeiro. Nascem as domingueiras históricas com os bailes blacks, denominada "Noite do Shaft".
Em 1974, nasce a Soul Grand Prix (SGP) considerada a mais revolucionária das equipes de soul do Movimento Black Rio. Lança o primeiro LP de coletânea de soul music no Brasil alcançando altíssimo sucesso em vendagem pela gravadora Top Tape, tendo a frente a produção do lendário DJ Ademir Lemos, Don Filó, Luizinho Disck Joquei Soul e Nirto Promoções.
Em 1976, a popularidade do Soul cresceu muito, o que eventualmente impactou o desenvolvimento de novos artistas e um novo som. Uma nova geração de músicos que cresceu ouvindo uma diversidade de estilos musicais, conseguiu absorver a cultura Soul. Com isso, artistas locais da música Soul conseguiram cativar o público com seus próprios álbuns – Gerson King Combo, Tony Tornado e Tim Maia são exemplos, além da pioneira Banda Black Rio.

Após 7 anos de sucesso de público e visibilidade nacional e internacional, o Movimento Black Rio chega ao fim após massacrante campanha proferida pela imprensa e pelos órgãos de segurança pública ligados ao governo da época, que impôs a sociedade uma ditadura militar.